Palestrantes

Aparecido Hojaij - Presidente Nacional da ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento)

Presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), entidade que reúne quase dois mil municípios associados com serviços próprios de saneamento. Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá, e especialista em Engenharia de Saneamento Básico pela Universidade Federal de São Carlos, Aparecido Hojaij é diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Jaboticabal (SAAEJ), em São Paulo. Com mais de 30 anos de experiência no setor, também atua como coordenador da Câmara Técnica de Gestão e Planejamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu.

Camila Elena Muza Cruz - Superintendente de Análise Econômico-Financeira da ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo)

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Atua no setor de saneamento básico há 16 anos. Especialista em Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos na Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo - Arsesp desde 2010, atualmente ocupa a função de Superintendente de Análise Econômico-Financeira. Atuou em diferentes projetos de revisão tarifária dos prestadores de serviços de saneamento básico regulados pela Arsesp e participou da coordenação da 2ª Revisão Tarifária Ordinária da Sabesp.

Édison Carlos - Presidente do Instituto Trata Brasil

Químico industrial de formação, por muitos anos atuou em áreas ligadas à Comunicação e Relações Institucionais nos setores químico e petroquímico. Além de formado em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz, o executivo é pós-graduado em Comunicação Estratégica. Atuou por quase 20 anos em várias posições no Grupo Solvay, sendo que nos últimos anos foi responsável pela área de Comunicação e Assuntos Corporativos da Solvay Indupa. Em 2012, Édison Carlos recebeu o prêmio “Faz Diferença – Personalidade do Ano” do Jornal O Globo – categoria “Revista Amanhã” que premia quem mais se destacou na área da Sustentabilidade em todo o país. Entre 2014 e 2016, Édison atuou em parceria com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na formatação da Campanha da Fraternidade Ecumênica que em 2016 divulgou a problemática do Saneamento Básico em todo o país.

Geraldo Basilio Sobrinho - Coordenador de Saneamento Básico da ARCE (Agência Reguladora do Estado do Ceará)

Engenheiro Civil e Mestre em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Ceará – UFC, especialista em Engenharia de Saneamento Ambiental pela Faculdade de Fortaleza - FGF. Autor de livros sobre o tema regulação, fiscalização e planejamento do setor de saneamento básico. Analista de Regulação da Agência Reguladora dos Serviços Público Delegados do Estado do Ceará – ARCE, desde 2001. Atualmente, é Coordenador de Saneamento Básico da ARCE, cargo que assumiu em junho de 2015.

José Walter Vazquez - Diretor da ADASA (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal)

Graduado em economia pela universidade do Rio Grande do Sul, Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela UNB, já exerceu cargos de Ministro Interino da Administração e Reforma do Estado, Secretário da Administração do Estado de Goiás, Secretário de Estado dos Transportes do DF, Presidente da Companhia Energética de Goiás - CELG, Presidente da Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos, Diretor da Cia Energética de Brasília-CEB, Diretor da Companhia de Saneamento do DF – CAESB PAR e atualmente exerce como Diretor da ADASA e Vice-Presidente Centro-Oeste da ABAR. Foto: Luiza Garonce/G1.

Karla Bertocco Trindade - Diretora Presidente da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)

Graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com pós-graduação em Direito Administrativo pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas. Foi Subsecretária de Parcerias e Inovação na Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, responsável pela coordenação dos diferentes projetos de concessões e Parcerias Público Privadas no Estado de São Paulo, entre 2015 e 2018. Foi Diretora Geral da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – ARTESP entre 2011 e 2015. Foi Diretora de Relações Institucionais da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP entre 2008 e 2010. Foi Assessora da Presidência da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp entre os anos de 2003 e 2006.

Luíza Kaschny Borges Burgardt - Gerente de Fiscalização da ARESC (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina)

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual de Santa Catarina e Engenharia Sanitária pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa de tratamento de efluentes. Atualmente é também membro titular do Grupo Gestor do Projeto Produtor de Águas do Rio Camboriú e atua na regulação e fiscalização da prestação dos serviços públicos de saneamento básico e distribuição de gás natural canalizado pela ARESC.

Neurisângelo Cavalcante de Freitas - Diretor-Presidente da CACEGE (Companhia de Água e Esgoto do Ceará)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (2000), MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade do Grande Rio (2001), Mestrado em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2008). Com uma atuação vasta nas áreas administrativa e financeira, com ênfase em Ciências Contábeis, atuou principalmente nos seguintes temas: controladoria, contabilidade, custos, sistema de informações gerenciais e orçamento. Na Cagece, já ocupou cargos de gerente financeiro e do departamento de Controladoria.

Paulo Afonso Schmidt - Superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional.

Engenheiro Mecânico graduado pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado nas áreas de Engenharia da Qualidade e Gestão Pública. Participou e coordenou projetos de cooperação técnica com instituições japonesas nas áreas da qualidade e produtividade. Atuou como gestor público no Município de Curitiba e no Estado do Paraná, nas áreas da Educação, Mobilidade, Recursos Humanos e Energias Renováveis.

Silvio César dos Santos Rosa - Gerente de Regulação da ARESC (Agência Reguladora de Serviços de Públicos do Estado de Santa Catarina)

Graduação em Engenharia Industrial Mecânica. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Santa Catarina, Brasil. Título: Evolução Tecnológica da Logística na Indústria, Varejo e de Resíduos Sólidos.

Vanessa Schmitt - Diretora Administrativa e Institucional da AGIR (Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí)

Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue, Administração e Processos Gerenciais, especialista em Auditoria de Sistemas e Serviços em Saúde, em Gerência de Cidades, em Controladoria da Gestão Pública Municipal, e em Educação à Distância: Gestão e Tutoria Mestre em Desenvolvimento Regional. Doutorada em Desenvolvimento Regional.

Mesa de Abertura